quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dança Contemporânea

Dança contemporânea é mais que uma técnica específica. A dança contemporânea é uma colecção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separadamente do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea Americana, Canadense e Europeia.
Enquanto a dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das dançarinas e parar de controlar seu peso e mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e, digamos assim, dança conjunta, a dança contemporânea busca uma ruptura total com o ballet, chegando, às vezes, até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos e ideias. Solos de improvisação são bastante frequentes.
Com raízes na dança moderna de Martha Graham, a dança contemporânea surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Alguns dos expoentes do seu início são Merce Cunningham, Twyla Tarp, Débora Hay, Meredith Monk e Trisha Brown.




-Sophie

Sem comentários:

Enviar um comentário